quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Crawling Twitter - I



Não, a figura acima não é nenhum tipo de obra de arte. Trata-se da rede de afiliações em torno de um perfil do Twitter. Este grafo... Ahh! Grafo é o nome dado a uma metodologia de análise de redes sociais. Este grafo contém os laços de relacionamento no Twitter do tipo seguidor (follower). Os pontos que concetram muitos seguidores, são chamados vértices de rede. Observem que ser seguido por alguém com muitos seguidores pode render muitas recomendações do tipo pessoa-a-pessoa mesmo que o vértice principal deste grafo (que é uma pessoa) não se dirija a ninguém em especial. Estes são os formadores de opinião e possíveis geradores de MEMES ou Buzz words ou WORM (WORd by Mouth).

Hummmmmm!!!!   (-;

Androids, iPhones and akins - A new walled garden? II

google acquisitions by sector

Given all the chatter about Android and the general emergence of mobile, the data surprisingly shows that Google’s acquisition activity remains heavily focused on internet software and services with 20 of 23 acquisitions being internet companies and only 2 being mobile firms. There was also a single chip & semiconductor company in the company’s crosshairs in 2010.
From CB Insights

Less than 10% firms acquisition are mobile firms!!! Waw!!! The rest are gardeners!!!

I don't know why I'm shocked? Should I invert positions on the title?

No!!! Smells that telecom will be really embedded. Not only in concept.

http://www.cbinsights.com/blog/acquisitions/google-acquisition-activity-in-2010-exceeds-last-three-years-combined-less-than-10-in-mobile-companies

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Assédio Moral - I

Tendo experimentado, infelizmente, situações que poderiam ser qualificadas como mobbing nos últimos anos. Me pergunto qual a raiz deste fenômeno? Quem sabe, entendendo como começa, posso elaborar uma maneira de encerrá-la em minha cabeça. E outros, que tenham padecido ou padecem deste mal, podem ajudar a interpretá-lo ou se beneficiar destas postagens. Enfim, vou tentar ler o tema com a lente das redes sociais, que é o propósito deste blog.

Proponho dois caminhos de avaliação:

1 - Equivalência estrutural - EGO e ALTER tem as mesmas relações sociais, ou relações semelhantes. A priori deveria diferenciar equivalência de semelhança, porém o propósito aqui é analisar a raiz do assédio moral num fórum amplo (não necessariamente acadêmico). Então não farei distinção;

2- Motivações - do EGO para assediar ALTER, em princípio vou considerar dinheiro, poder e sexo, mas creio que o medo e auto confiança são os antecedentes imediatos ao fenômeno.

Relações semelhantes criam o sentimento de que EGO pode disputar com ALTER alguma coisa, até que as motivações o mobilizem a abandonar qq código de ética e então tem início o assédio moral por medo de não ter sucesso, ou por não confiar em ter sucesso na disputa, ou ainda por ser uma prática socialmente aceita.

Anatomy of BUZZ - Trigger e Trigger



Apesar do entusiasmo pela internet e as transformações que esta tem provocado na maneira como as pessoas se relacionam. Não me interessei por BLOGs até começar a acompanhar a evolução do Blog de minha irmã, "Leitura de Viagens". Sempre foi interessante ler as postagens e mais ainda as reações. A forma como se propagaram as recomendações de leitura pela rede, graças aos crowlers que aprendi a usar a exemplo das pesquisas acadêmicas de Albert-László Barabasi.

Enfim, das leis básicas de afiliação a forma como as recomendações se propagam na web, acabei por me deparar com uma obra bastante acessível a qq um, mas com profundidade suficiente para aprender como conduzir ações na WEB. Pq não considerá-las na publicação e divulgação de um BLOG. Por isso venho tentando convencer minha irmã a ler este livro. E ela não lê!

Então Marta e a quem mais possa interessar, para simplificar vou postar o resumo de cada um dos capítulos nesta série de posts que leva o nome do livro: "Anatomy of BUZZ revisited" de Emanuel Rosen. Ainda tenho esperanças de que vc leia o livro e possamos conversar a respeito, pois nunca terei a percepção que vc tem.

Este post em particular se chama Trigger e Trigger. Trigger pq é título do primeiro capítulo e trigger pq o que despertou interesse em BUZZ foi o BLOG "Leituras de Viagem".

Capítulo 1 - Trigger

Emanuel Rosen inicia este capítulo definindo BUZZ como
"comunicação pessoa-a-pessoa a respeito de alguém ou alguma coisa"
. Que pode ser transmitido de empaticamente ou simbolicamente e pode ser aleatório ou um processo. Processo, pois o autor indica que algo "controlado" pode iniciar um BUZZ (trigger).

O primeiro exemplo dado pelo autor é o caso do ônibus chamado Tootsie pertencente a uma universidade chamada NOLS, um ônibus motorizado para combustível alternativo (óleo vegetal), além disso decorado com fotos de seus ex-alunos em aventuras patrocinadas pela universidade e cuja função era transportar ex-alunos convidados a visitar a universidade e ver como estão as coisas por lá. Claro que o objetivo era relembrá-los de que a NOLS poderia ser uma opção para conhecidos e filhos. Mas o ônibus representou uma oportunidade de encontros e troca de experiências, e o mais importante disparou recomendações pessoa-a-pessoa. O trigger nos encontros.

O segundo exemplo, de Bob Dylan em 2007, que tornou o vídeo "Subterranean Homesick Blues" disponível para que usuários da internet alterassem o texto dos cartões que Bob Dylan jogava ao vento durante a música. Um idéia que fez uso de um vídeo clássico do rock americano dos anos 60 para as pessoas enviassem mensagens a amigos, parentes etc. Que por sua vez enviaram a outros e outros até que o vídeo foi replicado 2,5 milhões de vezes. O trigger no clássico de Bob Dylan.

Os exemplos seguintes são da Polaroid (o trigger no próprio produto), EndNote (o trigger numa promoção comercial) e Facebook. Basicamente para mostrar que existem várias maneiras para motivar as pessoas a falar entre si propagando um tema. Há um distinto racional para cada processo. Porém os processos todos se fundamentam em interações sociais em redes.

Ver mais em: http://www.emanuel-rosen.com/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Comunicação ou relacionamento? II

Há alguns dias escrevi sobre certas distinções entre comunicação e relacionamento. Depois de ver uma entrevista numa destas madrugadas sem sono, e portanto não vou me lembrar o nome do programa. Sorry. Porém, o que importa é insight sobre Comunicação e relacionamento. Nesta entrevista o pesquisador dissertava sobre a distinção entre a tecnologia de comunicação e a tecnologia de expressão. Sim, isto mesmo! Expressão. A palavra expressão tem vários significados e a que importa é a seguinte: expressão é o ato de exprimir ou manifestar algo. Uma tecnologia que permite exprimir ou manifestar algo ainda é uma definição pobre para o que as redes sociais na internet oferecem, mas é este privilégio que retém seus usuários. Expressão sem restrições, é o que os serviços de redes sociais oferecem através da WEB como plataforma e tendo o próprio usuário no controle de suas informações.