quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Anatomy of BUZZ - Capítulo 03 #in

O capítulo 03 entitúla-se "The New Buzz", começa com uma comparação entre a esta última edição e a edição de 2000. É interessante olhar para o passado recente e analisar as diferenças. A primeira é o volume, diga-se o volume de Memes na internet. E pq não dizer a cerca da própria escala da internet e de suas conexões e acessos, o aumento foi assombroso entre 2000 e 2008 (ano da publicação da última edição). Uma evolução governada por duas leis básicas; (i) crescimento da rede e (ii) conexão preferencial (Barabasi, 2009 p. 86). Particularmente não reconheço nenhuma ordem, ou seja, crescimento e depois preferência na conexão ou vice-versa. A inter-relação entre estas duas leis certamente está associada a diversidade nos recursos de mídia através dos novos serviços oferecidos neste período - 2000 a 2008. Deve-se lembrar também que o aumento de banda no acesso a dados e a popularização (redução de custo de propriedade) de gadgets tecnológicos como câmeras de alta definição, capacidade de processamento nos terminais, a própria mobilidade, ou mesmo o opção de mobilidade nomádica incrementaram os serviços e deram ainda mais possibilidade a oferta de novos serviços sociais. Num curto intervalo de tempo o BUZZ deixou de ser apenas falado e/ou escrito e passou a ser multimídia.
Um aspecto não explorado neste capítulo é a diferença que existe entre reputação e popularidade (Recuero 2008, p. 122-134). Os casos NOLS e Toyota são distintos nesta duas categorias - Reputação e Popularidade - apesar de apresentarem as duas. A relevância do conteúdo para os públicos da NOLS e da Toyota diferem muito para cada um deles. O caso NOLS, apesar de todas as precauções quanto à conteúdo inadequado, sue capital social dominante é a popularidade. Já para o caso Toyota predomina o capital social reputação. Reputação exige relacionamento e construção de uma base fundamentada em realizações e fatos. Assim quando o autor conclui dizendo que o que mais importa no caso Toyota é o que ela faz e muito menos o que ela diz, na verdade está dizendo que sua mensagem deveria estar absolutamente em fase com sua reputação.
A tecnologia 2.0 da WEB, que é basicamente colaborativa, coloca em foco a relação C2C (Consumer to Consumer). Na verdade o que se pode concluir desta nova modalidade de relacionamento é que para toda e qualquer interação com os consumidores, eles são parte constituinte da mensagem - do "novo BUZZ". São eles que vão levar adiante a mensagem, isto é, se confiarem no que está sendo propagado. Pois um BUZZ são conversações que transportam mensagens, se tais conversações não ocorrerem a mensagem não alcançará quem deve.

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Acho que este vídeo ilustra bem o que se espera de um Intel Core i5. Seria este a MEME?



OBS.: Sugiro fortemente a leitura do capítulo, e também dos livros Redes Sociais na Internet, Total Relationship marketing e Linked.    (-:

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