segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Crowling Twitter III - De "Baobás" a uma floresta inteira #in

No dia 30 de setembro de 2010, por curiosidade, executei um algoritmo de crowling no twitter de minha irmã - @MartaMatui. O resultado foi a figura acima, que ela chamou de "meus baobás". Naquela época ela dizia que não via função no Twitter. "Para quê serve isto?" perguntava. Bom, disse a ela que talvez fosse um bom recurso de divulgação, como um banner na saída de um supermercado. Enfim, o exemplo que dei a ela na verdade veio dela mesmo, pois ela havia me explicado o poder de divulgação de diferentes mídias, frente a diferentes públicos. Sugeri então que ela publicasse no Twitter uma chamada para seu Blog.

Cerca de 12 meses se passaram e decidi aplicar o mesmo algoritmo de crowling novamente. Da primeira vez uma dezena de afiliados surgiram e formaram a rede acima - os tais "baobás da Dona Marta". Porém hoje, sua rede de seguidores e seguidos é como a rede abaixo. Saiu de algumas dezenas de relações e adquiriu porte de uma rede com cerca de 10.000 relações, isso porque limitei a 200 "baobás". Durante a primeira tentativa de hoje sua rede simplesmente superou os limites de meu servidor de análise de redes. Diga-se de passagem que não apenas um PC, mas um servidor. 

Uma característica interessante do @MartaMatui é que que este perfil representa uma ponte de ligação entre diversos grupos distintos. Os círculos em cores diferentes representam grupos de afinidade expressos pela conexidade entre eles. Veja que que o perfil @MartaMatui tem seu próprio. Representa um crescimento fundamentado no conteúdo de seu Blog, uma vez que o @MartaMatui é pouco usado para outro fim que não o de divulgar os posts do Blog.

Parabéns Marta! Acredito que em breve vc irá completar um ciclo de capitais desta sua iniciativa.

(-;



Nenhum comentário:

Postar um comentário